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O paradoxo da IA: o impacto do ChatGPT no marketing de conteúdo

Tenho acompanhado de perto o lançamento do ChatGPT, o chatbot da OpenAI que recentemente chamou a atenção do mundo. Com seu processamento de linguagem natural e técnicas de machine learning, o ChatGPT está ultrapassando os limites do que pensávamos ser possível para a IA.

No entanto, como acontece com qualquer nova tecnologia, há riscos e oportunidades a se considerar. Na verdade, existe até um paradoxo aqui, já que a IA pode tanto comoditizar quanto aumentar a criatividade humana.

Quero convidar você a refletir sobre a pergunta que todos estão fazendo hoje em dia: qual é o impacto real do ChatGPT (e outras ferramentas disruptivas de escrita por IA) no futuro do marketing de conteúdo? A seguir, vou compartilhar as minhas ideias.

Os resultados impressionantes da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial está ampliando as capacidades de profissionais criativos, incluindo aqueles do marketing. Ele pode analisar dados de comportamento do consumidor, oferecendo informações valiosas que ajudam os profissionais a criar mensagens e canais mais eficazes para atingir públicos-alvo específicos. A IA otimiza o conteúdo, o design da landing page e as taxas de conversão.

Mas os cases mais competitivos são aqueles em que a IA aprimora a criatividade humana e oferece aos criadores novas ferramentas para desenvolver um trabalho criativo melhor e mais eficiente.

Aqui na Rock Content, monitoramos de perto os editores de conteúdo com tecnologia de IA junto com o software de edição de imagem e vídeo. Em muitos casos, essas ferramentas estão realmente ajudando os criadores a aprimorar seu trabalho criativo. Por outro lado, a IA vem com vários riscos e oportunidades em potencial. Acredito muito no que Paul Graham twittou recentemente:

Tradução livre: “Se a IA transformar aquela redação de baixa qualidade que não traz ideias novas em uma commodity, isso aumentará o ‘preço’ da boa escrita que as contém? A história oferece alguma esperança. As coisas feitas à mão se tornaram mais valorizadas quando não eram mais o padrão. E, especificamente, coisas feitas à mão foram valorizadas mais parcialmente porque a qualidade consistente, mas baixa, das versões feitas pela máquina, estabeleceu uma linha de base para compará-las. Talvez agora nós possamos elogiar uma peça de escrita dizendo “Isso com certeza não foi escrito por uma IA.”

Por fim, a IA tem o poder de comoditizar conteúdo de qualidade inferior enquanto aumenta o potencial e o valor da criatividade humana. A IA torna o conteúdo feito à mão mais valioso e oferece aos criadores novas maneiras de expressar a criatividade.

Quando usada com as intenções certas e supervisão humana, a IA será uma ferramenta poderosa nos arsenais de marketing das marcas.

O paradoxo da IA

A IA comoditiza a criação de conteúdo e, ao mesmo tempo, torna o conteúdo feito à mão mais valioso.

Isso cria o chamado “grande paradoxo da IA”. Marcas e profissionais de marketing precisam utilizar a IA com cuidado no marketing de conteúdo enquanto consideram seus riscos e benefícios. Porém, é claro que nada substitui o toque humano. Os humanos vencem em várias áreas, como:

  • Criatividade: o conteúdo criado por humanos é mais criativo e exclusivo. É baseado em experiências pessoais, perspectivas e emoções. O conteúdo de IA é baseado apenas em dados treinados.
  • Qualidade: embora a qualidade do conteúdo criado por humanos possa variar, ela tende a ser maior do que o conteúdo do ChatGPT graças ao conhecimento, experiência e pesquisa.
  • Compreensão contextual: o conteúdo criado por humanos exibe uma compreensão profunda do contexto e do assunto. A IA carece dessa profundidade de conexão na criação de conteúdo.
  • Emoções, opiniões e autenticidade: o conteúdo criado pelo ser humano é natural e transmite uma ampla gama de emoções, opiniões e estilos. O conteúdo de IA não traz nuances.
  • Finalidade: o conteúdo criado por humanos tem uma finalidade, como entretenimento ou persuasão. O conteúdo de IA é focado em grandes volumes de conteúdo, que podem gerar resultados de baixa qualidade.

Os riscos do ChatGPT

Para resumir a história, o ChatGPT ainda exigirá supervisão, curadoria e edição humanas para entregar os resultados esperados. Ele vem com grandes riscos e tem qualidade inferior ao conteúdo feito à mão, além de ser menos eficaz para engajar o público. Ele pode diminuir a qualidade geral do conteúdo encontrado na internet e reduzir as vozes e perspectivas no conteúdo. E, por fim, o conteúdo gerado por IA não é facilmente encontrado e pode até ser penalizado pelos mecanismos de pesquisa.

Como os chatbots como um todo estão impactando diferentes setores

Chatbots como o ChatGPT como um todo estão impactando certos setores. Meus exemplos disruptivos favoritos são:

  • Redes sociais: chatbots e assistentes virtuais com tecnologia de IA estão respondendo às perguntas dos clientes e oferecendo recomendações de conteúdo personalizadas. No entanto, como algumas grandes marcas já estão percebendo, esses bots nem sempre acertam, o que pode frustrar os clientes.
  • Mídia e entretenimento: a IA pode gerar legendas e roteiros para filmes e programas de TV.
  • Finanças: a IA pode gerar relatórios financeiros, fazer análises de dados e entregar insights para a tomada de decisões.

Como aproveitar o ChatGPT em seus esforços de marketing de conteúdo

O ChatGPT é uma ferramenta poderosa e, com as devidas precauções, pode ser usada em nossos esforços de marketing de conteúdo. Ao considerar o uso do ChatGPT, é importante trabalhar com especialistas para criar uma estratégia que use a ferramenta de maneira natural e alinhada com as metas e objetivos da sua empresa. Nunca arrisque fugir do propósito da marca ou ser irrelevante. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o ChatGPT pode ajudar:

  • Gerar ideias de conteúdo: o ChatGPT pode ajudar você a criar títulos e outras ideias de conteúdo que você pode usar para expandir o conteúdo gerado por humanos.
  • Edição: a IA pode passar pelo conteúdo e ajudar a melhorar a qualidade do texto, encontrando e reduzindo erros gramaticais.
  • SEO: o ChatGPT pode ajudar os profissionais de marketing a gerar ideias de palavras-chave que possam ser usadas para criar planos de conteúdo para blogs e redes sociais.
  • Criar legendas: o ChatGPT pode criar legendas para vídeos e conteúdo de áudio, o que o torna mais acessível a um público mais amplo.
  • Assistentes virtuais: o GPT3, o cérebro por trás do ChatGPT, pode criar um assistente virtual capaz de ajudar os clientes em tarefas como agendamento de consultas, pedidos de novos produtos e localização de informações. 

O ChatGPT substituirá o trabalho dos criadores de conteúdo e desenvolvedores?

Sempre que uma nova tecnologia de IA é introduzida, ressurge a preocupação de que ela substitua os empregos dos trabalhadores humanos. Atualmente, o ChatGPT está automatizando tarefas e tornando o trabalho de criadores de conteúdo e desenvolvedores mais eficiente. 

Um ótimo exemplo disso é o GitHub copilot, que ajuda os desenvolvedores a se tornarem mais produtivos ao explorar o conhecimento do código aberto do mundo. Mas a qualidade do conteúdo do GPT3 ainda depende muito da qualidade dos dados com os quais ele é treinado. Ele requer supervisão humana e curadoria para garantir que o resultado seja adequado para o público-alvo.

Em outras palavras, o GPT3 ainda requer algum conhecimento técnico dos desenvolvedores para ser usado em sua capacidade total. Não é uma ferramenta que pode ser usada por alguém sem experiência em programação ou análise de dados, principalmente se você deseja obter os melhores resultados com ela. Se sua empresa quiser ir além do básico, o que ela deveria, você precisará de uma equipe de desenvolvedores para treinar a IA em dados do mundo real e informações relevantes para o público, além de realizar a manutenção e atualização dela. 

É importante lembrar de utilizar o ChatGPT e outras ferramentas de IA com o entendimento de que elas buscam aumentar as capacidades humanas e nos ajudar a trabalhar com mais eficiência, não para nos substituir.

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